Saint Seiya RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Fazer uma Boa Narração

Ir para baixo

Como Fazer uma Boa Narração Empty Como Fazer uma Boa Narração

Mensagem por The Boss 2/4/2011, 20:17

Qualidades de um post bonzinho :3

A primeira, e mais importante, coisa a ser percebida é que o Saint Seiya RPG [doravante referido como SSRPG] é um fórum diferente; não contamos com atributos ou números, sendo o resultado baseado, inteiramente, na interpretação textual e na maestria do jogador em passar sentimentos e ações de forma exímia.

"Mas, tio, o quê é interpretação textual?"

É o mero ato de transcrever, seja por crônica ou poesia, ou qualquer outro estilo de escrita que caiba ao jogo, as ações e emoções que percorrem. Gosto de pensar, ao menos, de que apoiamos a liberdade da escrita e criatividade dos jogadores, atentando-se, claro, às regras gramáticas e concordância - podendo-se ignorá-las, de vezes, em prol de um texto mais pleno.

Ignorarei por completo como a entrada do jogador dá-se. Afinal, se ele escolhe ingressar em um mundo onde as criações do Kurumada ganham vida, ele obviamente as conhece. Porém, aconselho, lerem o Enredo aqui no SSRPG, para melhor situarem-se.

Agora, suponhamos, você tem sua personagem, ele[a] é lindo[a]. Tchuchucu da mamãe. Mas, como fará os posts para suas ações? Antes de tudo, creio, que exijamos certos fundamentos, como quaisquer textos a serem produzidos, e são estes:

Ortografia - Eu não sei como dizer isto com carinho: ATENTEM AOS ERROS BOBOS, PORRA. Se tens dúvida sobre a grafia de alguma palavra, use um dicionário online. Muitos sofrem do ''mal do dedo abestado'', que costuma bater na tecla errada apenas pelo fato de proximidade [ou dislexia, em alguns casos mais severos].

Como evitar estes males? Leia. Bastante, mesmo. Com isso, nosso cérebro devora a grafia correta, mesmo sem nosso desejo. Ou, faça como eu, seja preguiçoso e use o Word. Afinal, ele existe para facilitar nossa vida. E, acima de tudo, revise seu texto. Afinal, digitar 'a' quando queremos digitar 'da' não são erros que o Word ou qualquer outro programa é capaz de detectar.

Linguagem - Amplo e vasto, são os adjetivos que usarei para definir esta parte. Penso que apoiamos qualquer forma de linguagem, seja esta uma narração ou uma poesia, escrita através do padronismo culto ou do coloquialismo - contanto que a mensagem fique clara. Aos mais literários, não acanhem-se: façam uso de seu vasto vocabulário, enriqueça seus textos com palavras pouco utilizadas mas sejam sensatos, utilizem-nas apenas quando souberem seu significado.

Tamanho do Post - Talvez a parte mais delicada para comentar; afinal, estás aqui para se divertir, e deves atentar-se apenas à tal fato. Se gostas de escrever posts gigantescos, desde que sejam bons, nada nem ninguém irá lhe impedir. Começarei, porém, tratando do exato oposto do espectro: o post pequeno.

Como definir um post pequeno como flood, algo sem conteúdo suficiente para se embasar uma narração? Simples: a resposta encontra-se na pergunta. Qualquer post que seja por deveras pequenino e sem conteúdo pode, e deve, acarretar em contratempos para o jogador. Afinal, os narradores não gostam de usar a bolinha de cristal pra adivinhar o quê passa-se na mente de sua personagem.

Agora, passemos para o famigerado Ilíada: aquele que descreve como a respiração dos cupins que ali habitam a majestosa árvore influencia as ações do vento que assola o sul das florestas. Vocês, por favor, não encham linguiça, além de deixar o texto confuso pode prejudicá-lo na narração[seja pela falta de entendimento ou por qualquer outro fator agravante]. Se estás fazendo uma comparação "O golpe assolou-me como o vento castiga as copas das árvores", não sinta medo: você está corretíssimo em fazê-lo.

Incentivo-os a narrar todas as emoções que possam percorrer o peito de seu personagem, todo pensamento que cruze-lhe a mente. Quem quer diga-lhe o contrário, não quer o seu bem. Mande-o para aquele lugar e continue sua escrita formosa.

Estética - Para muitos esta é a parte mais importante, para quem vos fala é a cuja menos acarreta peso. Porém, em prol de um fórum mais belo, tenhamos um certo padrão de estética à ater-se. A liberdade é toda sua, mas tenha algo em mente: a clareza do texto. Não adianta nada escrever "assim todo colorido" se ninguém terá paciência para ler.

Sejam sensatos e organizem seus posts da melhor maneira possível, podendo fazer uso de marcações simples, como:

*Narração*
"Fala"
-Pensamento-

Ou, também, podem escrever seu post do modo que faz-se um texto comum. Como:

“Seu coração pulsou forte, fazendo com que uma dor imensa surgisse, momentaneamente, em seu peito. Sua visão era anuviada pelo perfume acre da mão que lhe era apresentada;Que cheiro horrível. Parece a morte. pensou, segurando a mão enrugada da velha dama.”


Sejamos simples e admitamos agora: um bom post precisa ater-se a três coisas. Originalidade, afastem-se o quanto possível do plágio, seja de idéias ou de facto; Disposição textual, que deve obedecer a unidade do tema e, por fim, a Elocução, que dita o regramento formal da escrita [gramática e seus derivados], a pureza da linguagem e sua clareza.

Não direi que há de se escrever de maneira formal, esquecendo-se dos paradigmas sociais e do cunho popular das palavras, muito menos direi que há de se fazer uso apenas do coloquialismo e da branda forma de escrita, despreocupando-se. Porém, sugiro uma terceira opção: a mescla destas maneiras, quando realizada com certo cuidado, pode ser maravilhosa.

Dito isto, entremos com cuidado em alguns pontos que gostaria de salientar, que considero de suma importância para o bom funcionamento do SSRPGe a movimentação das personagens.

Precisão vocabular - Sejam honestos, quantas vezes foram mal entendidos devido a má formulação de uma sentença? Não são poucas, nem para este que vos fala. Sim, há mil e duas maneiras de passar a mesma idéia, quando escrevemos usamos os diversos vocábulos e tudo o mais para melhor traduzir nossa vontade; porém, pensem: está, esta, sendo traduzida da melhor maneira? Afinal, existe apenas uma realidade para o escritor [leia: jogador], e esta é a que ele escreve e visa transmitir.

Tudo além desta realidade é débil. Para afastar as manifestações débeis, entretanto, devemos fazer uso de nosso conhecimento para melhor construirmos as frases. Atentem-se à elaboração de seu texto, acima de tudo.

Clareza - O maior desafio de um escritor é ser entendido. Mesmo sendo tão preciso quanto um atirador, ainda escapam certas qualidades dúbias. Antes de tudo, simplesmente façamos a coisa mais fácil: evitemos o acúmulo de orações no mesmo período. A melhor maneira de se expor os pensamentos é um por vez.

Por Victor Oliveira
The Boss
The Boss
Coordenador
Coordenador

Masculino
Áries Número de Mensagens : 201
Idade : 33
País : Brasil
Emprego/lazer : Estudante - Anime - Mangá
Hobbies: : Assistir episódios
Humor Atual: : Como Fazer uma Boa Narração Em0200
Personagem preferido: : Ikki de Fênix - Kagaho de Benu - Shion de Áries -El Cid de Capricórnio - Manigold de Câncer - Aspros de Gêmeos
Warning Level: :
Como Fazer uma Boa Narração Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como Fazer uma Boa Narração Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos